
Com 4.300 habitantes a cidade de Santa Carmem, na região Norte de Mato Grosso, tem como principal fonte de renda a agricultura. O município, localizado a 500 km de Cuiabá, faz parte do projeto da Gleba Celeste implantado na década de 70 pela Colonizadora Sinop. E é de Santa Carmem que surge uma agradável surpresa no campo. Pés de soja gigantes viraram atração na cidade e são frutos de pesquisas feitas pelo produtor Nelson Roch. Dependurados, os pés da oleaginosa chegam a mais de dois metros de altura.
A façanha fez com que o agricultura recebesse prêmios em um concurso realizado fora do estado. “Já tinha esse concurso no Mato Grosso do Sul, e eles já mostravam um pé de soja de dez mil vagens e então ficamos curiosos e surpresos. Meu filho que já estudava naquela época teve a idéia de iniciarmos nossas pesquisas”, disse Nelson.
Conforme ele, tudo começa pelas técnicas de plantio. No total foram 207 dias de muita dedicação. Na propriedade de Nelson Roch as plantas são preparadas em um local apropriado. Os pés de soja ficam esticadas por cordinhas. “Em cada pé, temos a média de 170 cordinhas pra segurar os galhos”, explica ele. Para retirar as plantas do local, foi necessário um guindaste.
De acordo com o regulamento do concurso, o que vale não é o tamanho, mas a quantidade de vagens que cada pé é capaz de produzir. No ano passado seu Nelson venceu o concurso pela terceira vez consecutiva. Em um dos pés de soja da propriedade dele, foram contadas 13.904 vagens.